Alguns dos cerca de 45 nutrientes que o organismo necessita diariamente têm como principal fonte carnes, ovos, leite e seus derivados. Dependendo do tipo de dieta vegetariana adotada haverá dificuldade de substituí-los em quantidades suficientes. O cálcio, a vitamina B12 e as proteínas, por exemplo, têm como principais fontes os produtos de origem animal.
Mesmo encontrando esses nutrientes nos vegetais e nas leguminosas, nem sempre eles terão as condições ideais para serem absorvidos pelo organismo, característica chamada de biodisponibilidade. O ferro, por exemplo, pode ser encontrado em grande quantidade nas carnes, sendo de fácil absorção. O mesmo nutriente se encontra em alimentos de origem vegetal, como o feijão e os cereais integrais, mas sua biodisponibilidade é baixa. Mesmo assim o aproveitamento do nutriente será menor do que o de origem animal.
- A mulher vegetariana necessita de suplementos vitamínicos e de reforço na dieta ovolactovegetariana, porque só aqui vai buscar nutrientes fundamentais para o desenvolvimento do bebê.
- Crianças vegetarianas também têm tendência a crescer menos.