IDEOLOGIA MEDÍOCRE E HIPÓCRITA

"Comentário do leitor"



Não gosto da Veja, mas o que venho observando é que quando os meios de comunicação falam a favor do vegetarianismo ou veganismo todos os interessados só tecem elogios, e normalmente as matérias são tão tendenciosas quanto as da veja e outras, mas quando falam algo contrário ao tema são crucificados.
O problema não é a OPÇÃO alimentar de cada um, o problema e sério é a mania humana de tentar forçar o próximo a seguir suas ideologias sejam elas religiosas, filosóficas, alimentares etc.
Outro ponto que normalmente e convenientemente se esquecem é que humanos são animais omnivoros, não carnivoros e nem herbivoros mas omnivoros a onivoria é uma vantagem evolutiva, logo ninguém é vegetariano ou carnivoro e sim está momentanenamente nestas condições.
Outra falha grosseira é a insistência em comparar uma dieta vegetariana equilibrada com uma omnivora de fastfood, levando os manipuláveis ao erro.
Quando vejo as cruzadas que muitos fazem muitas vezes de forma violenta contra todos que não compartilham a ideologia fico pensando se isso não é patrocinado pela industria da soja, o que vejo é que muitos trocam uma industria por outra o no final continua na mesma, um monte de manipulados de ambos os lados.


O que ficou claro para mim é uma tentativa de homogenizar a cultura humana, desenvolvendo paradigmas questionáveis e determinando o que é ético e o que não é, ninguém tem esse poder, determinar o que é ético, o que é para vc, talvez não seja para mim, e quem está certo? Depende do ponto de vista, guerras surgem por questões como esta um tentando impor sua ideologia, cultura aos demais, os manipuláveis que se submetem, ótimo, para os que não aceitam perseguição e morte, qualquer semelhança com as cruzadas NÃO é uma mera considência.
O que para mim é muito claro é que em especial quem vive em grandes cidades, por diversos motivos não tem escolhas e são vitimas das industrias, uma enchurrada de informações desencontradas com a única finalidade de confundir o rebanho humano, daí aparecem os ”salvadores ”.
A questão é a espécie humana é omnivora, gostem, aceitem ou não.
Outra questão é existem exemplos no mundo de povos com dietas quase que exclusivamente a base de alimentos de origem animal, mas até onde eu saiba não existem povos com dietas exclusivamente vegetarianas, isso exclui-se tudo o que for direta ou indiretamente extraído de animais e ou que dependem de animais para ser produzidos.
No mundo moderno consumista é fácil ser vegetariano, ingredientes produzidos do outro lado do planeta que naturalmente não prosperariam aqui, usando muito combustível fóssil chegam aqui, e o que não pode ser obtido em quantidades significativas dos vegetais pode ser suplementado artificialmente.
Quem sabe o grande interesse não seja este um grande rebanho humano dependente de suplementos sintéticos.
Bom na medida em que os militantes tentam de forma agressiva ou educada como no seu caso, manipular, coagir com alegações questionáveis isso se torna um desrespeito com quem não compartilha de suas convicções, mesmo que vcs estivessem certos o que eu duvido, (fora que não existe consenso entre os especialistas e pesquisadores mesmo entre os pesquisadores independentes que não recebem verba de nenhuma das industrias interessadas)ainda sim não teriam o direito de impor mesmo que de forma dissimulada sua ideologia.
Não consigo ver nenhuma diferênça da forma com que o vegetarianismo é imposto a de algumas religiões, a forma geral do discurso é muito parecida.
Sempre em discuções com este tema ouço falar da ”industria da carne” e concordo que ela exista, mas escondem a existência da ”industria da soja” e esta também existe, assim como a industria farmaceutica, do entreterimento entre outras, o que eu vejo e muitos também veem, inclusive vegetarianos é que a maioria dos militantes não todos obviamente trocaram a industria da carne pela da soja e outras, traduzindo deixam de comprar o bife porque o boi precisa ser morto no processo e passam a comprar as cópias a base de soja e outros o que não sabem ou fingem que não sabem é que para produzir se faz necessário grandes extenções de terra e muito, muito veneno.
Quero deixar claro que eu não tenho nada contra os vegetarianos, tenho vários amigos nesta condição, lembrando que a espécie é omnivora( e eles tem consciência disso), gosto de vários pratos, menos os que contém soja na composição por motivos ideológicos em primeiro lugar e também porque sou intolerante a leguminosas,conheço vários vegetarianos e como sou um curioso incorrígivel estudei a fundo o tema, só não fiquei convencido, da mesma forma que estudei a fundo várias religiões e nenhuma me convenceu.
A diferença básica entre os vegetarianos que conheço, muitos amigos inclusive é que eles me respeitam e eu os respeito, ao contrário de vários militantes que da mesma forma que fundamentalistas religiosos tentam impor sua ideologia aos demais.